Oportunidades em “Mudanças globais e manejo de conservação” no âmbito do programa de Pesquisa Social-ecológica de Longa Duração, Parque Estadual de Campos do Jordão - PELD-PECJ2020
« ... uma visão espaciotemporal abrangente para compreender o funcionamento dos ecossistemas, os impactos que distúrbios naturais e antrópicos podem ter tanto na estrutura e no funcionamento dos ecossistemas, quanto em suas capacidades de fornecer potenciais serviços ecossistêmicos e, finalmente, para entender como a percepção humana do meio ambiente se traduz em políticas públicas e manejo que visam a apreciação, de várias formas, dos serviços ecossistêmicos nos âmbitos de sustentabilidade ecológica e econômica ... »
O projeto de Pesquisa Social-ecológica de Longa Duração PELD-PECJ2020 - Mudanças globais e manejo de conservação – uma abordagem socioecológica comunica oportunidades para estudos de pós-graduação.
Em caso de interesse, por favor, entre em contato com Laszlo Nagy: lnagy@unicamp.br
Doutorado em ecologia em Bases ecológicas de regeneração de Araucaria angustifolia (48 meses)
Este projeto visa quantificar os fatores abióticos e bióticos que afetam a regeneração de Araucaria angustifolia em áreas abertas no Parque Estadual de Campos do Jordão. O candidato selecionado empreenderá um estudo comparativo da ecologia de A. angustifolia e de uma espécie invasiva de Pinus. São previstos experimentos manipulativos de campo e experimentos em ambiente controlado para quantificar as caraterísticas funcionais relacionadas com a aptidão destas espécies em resposta a mudanças climáticas, disponibilidade de recursos, e resistência / resiliência em relação a distúrbios. A construção e parametrização de um modelo mecanístico é previsto.
Orientadores: Flavio Maës dos Santos (UNICAMP), Laszlo Nagy (UNICAMP)
PPGs: Ecologia-UNICAMP; outros
Doutorado em social-ecologia ‘Companion modelling’ – manejo dos impactos do turismo sobre a conservação de biodiversidade (48 meses)
Este projeto visa quantificar o impacto de visitação do PECJ na biodiversidade e serviços ecossistêmicos. O objetivo é otimizar o uso público (função social da unidade conservação) evitando que o mesmo entre em conflito com os objetivos e necessidades de conservação da biodiversidade. O projeto prevê uma interação com múltiplos interessados / envolvidos (ex. Fundação Florestal, gestão de conservação, gestão de visitação, público, municípios, moradores, cientistas de várias disciplinas) e será construído com base no método chamado ‘companion modelling’. O/a doutorando/a será inserido/a num ambiente interdisciplinar e será orientado por professores da UNICAMP, Universidade Federal de Bahia e CIRAD (Montpellier, França).
Orientadores possíveis: Christophe LePage (CIRAD-Green), Charbel El-Hani (UFBA) e Laszlo Nagy (UNICAMP)
PPGs: Ecologia-UNICAMP; outros
Doutorado em Modelagem de dinâmica de mosaicos de vegetação (48 meses)
Este projeto visa integrar o conhecimento produzido no âmbito de um conjunto de projetos em andamento no PELD-PECJ2020 (modelagem ecoclimática, mudanças na cobertura de terra e incêndios, regeneração de Araucaria em campos, ecohidrologia e biogeoquímica) aplicando a modelagem na dinâmica de mosaicos floresta – campo através do modelo 2D-advgm. Está prevista uma estadia na Alemanha. O doutorando será co-orientado por os Profs. Simon Scheiter (Seckenberg Institute) e Laszlo Nagy (UNICAMP), e contará com a colaboração de Profs. Stephen Sitch e Lina Mercado, Universidade de Exeter e o Prof. Zoltán Barcza, Universidade de Budapest.
PPGs: Ecologia-UNICAMP; outros no estrangeiro
Bolsas de iniciação científica (2 bolsas x 8 meses)
Duas bolsas de iniciação científica estão disponíveis nas áreas de ecologia, divulgação científica, educação ambiental, e manejo participativo.
Orientação: Laszlo Nagy (UNICAMP), com possível participação como co-orientadores professores do Departamento de Biologia Animal, UNICAMP com vínculo ao projeto PELD-PECJ2020. Co-orientação por especialistas nas áreas de comunicação e divulgação científica será considerada.