1. Objetivo

Detectar tendências de alterações de médio e longo-prazo na diversidade e abundância de aves do PECJ, para subsidiar medidas efetivas de conservação e manejo.

 

2. Justificativa

O impacto das atividades humanas sobre os ambientes naturais tende a se agravar em um cenário de mudanças climáticas. Como depositárias da biodiversidade natural, as Unidades de Conservação espalhadas pelo Brasil precisam estar atentas às consequências desses impactos, investindo no monitoramento de sua flora e fauna, para que eventuais alterações na composição, estrutura e dinâmica desses grupos possam ser percebidas em tempo de auxiliar na implementação de medidas de conservação e manejo. O PECJ possui uma fisionomia singular quando comparado a outras UCs brasileiras, pois além das variações microclimáticas e edáficas impostas pelo relevo de altitude, suas formações coexistem em ecótonos abruptos, criando estreitas faixas transicionais entre a floresta ombrófila mista, a floresta de altitude, os campos e áreas antropizadas, como talhões de pinus. Conhecer o grau de associação das diferentes espécies de aves a essas formações e suas variações sazonais de abundância é importante para estabelecer ferramentas de gestão na conservação das espécies, no manejo da vegetação nativa e exótica, bem como na adequação do turismo de observação de aves.

 

3. Metodologia

  • Pontos distribuídos em trilhas com as fisionomias mais representativas do parque.
  • Um total de 30 pontos distantes no mínimo 200 m entre si.
  • Intervalo de amostragem pela manhã: de 15 min antes do nascer do sol até 10:00h.
  • Intervalo de amostragem pela tarde: horário do por do sol menos 3 horas.
  • 15 min de amostragem com registro das aves vistas ou ouvidas, sem raio fixo.
  • Número de contatos visuais ou auditivos das espécies, preferencialmente sem duplicações.
  • Indicação do ambiente do registro.

 

4. Cronograma

Serão realizadas visitas trimestrais ao PECJ durante dois anos, com início no primeiro semestre de 2021, cada uma com a duração de três dias, utilizando duas manhãs e tardes completas e uma noite para a amostragem das aves. Os meses propostos para as amostragens são: fevereiro, maio, agosto e novembro.